IPDAL

  • Português
  • Français
  • English
  • Español

Partilhe

IPDAL NA AMÉRICA LATINA

O Presidente do IPDAL esteve no Uruguai, tendo visitado também a Argentina e o Chile, numa semana que o viu representar o Instituto em várias iniciativas.

A primeira paragem foi em Montevideu onde, na reunião da União de Partidos Latino Americanos, defendeu uma agenda comum de interesses entre América Latina e Europa bem como uma aliança económica inter-regional entre as duas regiões, sendo a defesa do acordo Mercosur – União Europeia um assunto fundamental para o IPDAL.

Seguiu-se uma reunião em Buenos Aires com o Presidente do Conselho Argentino para as Relações Internacionais, Embaixador José Octávio Bordón, que contou também com a presença do vice-presidente Francisco Santibanes. O IPDAL e o CARI reforçaram assim a sua relação institucional, sendo esta a segunda vez que o Instituto é recebido na sede da prestigiada organização argentina.

Em Santiago do Chile, o ponto final desta deslocação à América Latina, Paulo Neves manteve breves encontros com o Presidente da República, Gabriel Boric, e com a Ministra das Relações Exteriores, Antonia Urrejola, e teve ainda uma reunião bilateral com o Diretor da Divisão para a Europa do Ministério, Embaixador Francisco Gormaz Lira.

Ainda na capital chilena, reuniu com o Comité de Relações Internacionais do Instituto Liberdade numa conversa onde vários ex-embaixadores participaram, presidida pelo Diretor Executivo do Instituto da Liberdade e com a presença do Presidente do Comité de Relações Internacionais.