IPDAL

  • Português
  • Français
  • English
  • Español
  • Português
  • Français
  • English
  • Español

Partilhe

CONFERÊNCIA PORTUGAL - AMÉRICA LATINA E CARAÍBAS

No dia 4 de novembro teve lugar no Teatro Thalia a Conferência Portugal – América Latina e Caraíbas “Juntos por um desenvolvimento sustentável”, da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, que contou com o apoio do IPDAL na organização.

Esta conferência – a primeira da CAF em Portugal – buscou promover o diálogo a respeito da relação transatlântica, bem como identificar desafios e futuras oportunidades para o desenvolvimento sustentável.

O evento teve 3 painéis de discussão sobre assuntos diretamente relacionados com a recuperação económica e a contribuição mútua entre Portugal, América Latina e Caraíbas. Foram temas o turismo costeiro, modelos sustentáveis de água e saneamento e, por último, a transição energética e oportunidades de investimento no setor na América Latina.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Presidente do IPDAL, Paulo Neves, por Sergio Díaz-Granados, Presidente Executivo da CAF, e por Fernando Medina, Ministro das Finanças de Portugal.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, falou sobre a importância da relação atlântica enquanto que João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, discutiu a importância da transição para um sistema de energia verde, detalhando os esforços feitos por Portugal na área da descarbonização.

A Secretária de Estado do Turismo, Comercio e Serviços, Rita Marques, salientou o papel do IPDAL na aproximação da América Latina a Portugal e à Europa através do turismo, com as várias iniciativas promovidas nesta área pelo Instituto.

O Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, Ricardo Mourinho Félix, procedeu ao encerramento da iniciativa.

A Conferência Portugal – América Latina e Caraíbas “Juntos por um desenvolvimento sustentável” está disponível na íntegra no site da CAF, podendo aceder ao vídeo através da seguinte hiperligação.