Filipe Nascimento é nacional e natural de São Tomé e Príncipe, filho de Senhor Lulu e Senhora Clementina de Nova Estrela, Zona Sul da Ilha do Príncipe. É companheiro de uma conterrânea da mesma localidade e pai de um casal de filhos.
Durante a sua infância e adolescência, trabalhou sempre com o seu pai na agricultura e pecuária. Frequentou o ensino primário, básico e secundário nas escolas da Nova Estrela, do Padrão e de Santo António II, respetivamente. É cristão católico. Durante a sua infância, adolescência e juventude no Príncipe, exerceu a sua cidadania nas mais variadas vertentes: pertenceu a grupos organizados da comunidade; grupo de dança e teatro; chefe de turma durante vários anos; representante do Príncipe no Parlamento Infantil Santomense no ano de 2000.
Pertenceu ao grupo de jovens que reivindicava as eleições abertas e regulares na Região Autónoma do Príncipe, tendo sido ativista pela União para Mudança e Progresso do Príncipe nas eleições Regionais de 2006. No ano em que atingiu a maioridade, seguiu para Portugal a fim de prosseguir os estudos e reencontrar-se com a Mãe. Frequentou a Escola Azevedo Neves (Damaia), onde concluiu os exames nacionais de ingresso ao ensino superior, onde recebeu um diploma de mérito. Depois de ingressar na Universidade, sempre trabalhou para colmatar as despesas enquanto estudante.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Nesta mesma Faculdade, foi eleito para exercer diversas funções associativas e académicas eletivas. Foi Presidente do Núcleo de Estudantes Africanos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Presidente da Reunião Geral de Alunos (AG), da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Membro do Conselho de Escola da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em representação dos Discentes; Membro do Conselho Académico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em representação dos Alunos;
Sempre trabalhou com as comunidades. Fundou, com os colegas, a Associação dos Estudantes do Príncipe em Portugal – Minu-Yié, onde exerceu as funções de Presidente da Assembleia Geral. Foi representante do IDEC – STP em Portugal. Foi Presidente da Associação Caboverdeana em Portugal.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Frequentou pós-graduação em Direito Bancário; em Direito das Sociedades Comerciais, ambas pelo CIDP | FDUL – Centro de Investigação de Direito Privado; pós-graduação em Ciência da Legislação e Legística, pelo ICJP | FDUL – Instituto de Ciências Jurídico-Políticas; pós-graduação de preparação de Acesso à Carreira Diplomática, pelo IE | FDUL – Instituto Europeu; todos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Frequentou Mestrado em Direito do Ambiente, dos Recursos Naturais e da Energia, com a parte curricular concluída e admitido a dissertação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Frequentou parte do Executive MBA, Master of Business Administration (1 ano) pelo INDEG | ISCTE Executive Education.
Colaborou no projeto de investigação sobre Legística nos países lusófonos, ICJP | FDUL – Instituto de Ciências Jurídico-Políticas; promoveu e organizou inúmeras conferências, colóquios, debates, e tertúlias sobre os mais diversos temas, designadamente Política, Direito, Economia e História; participou em Jornadas Bancárias, Arbitrais e das Garantias, pelo CIDP | FDUL – Centro de Investigação de Direito Privado.
É Advogado pela Ordem dos Advogados Portugueses; Jurista e Técnico Superior da Câmara Municipal de Oeiras; Quadro da função pública por concurso público; Membro do Conselho Consultivo do IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas.
Foi Adjunto e Assessor do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Mestre Francisco Rocha Gonçalves, sob a Presidência do Dr. Isaltino Morais; Deputado Autárquico e Líder da Bancada na Assembleia de Carnaxide e Queijas.
É Presidente da UMPP – União para Mudança e Progresso do Príncipe, eleito no Congresso de 16 de novembro de 2019.
É Presidente do Governo Regional do Príncipe desde 18 de agosto de 2020 proposto pela UMPP, nomeado e empossado pelo Primeiro-Ministro.
Venceu as eleições Regionais de 25 de setembro de 2022, com a UMPP, com uma maioria qualificada de 2/3 dos deputados.
É membro do Conselho de Estado por inerência de funções.
É membro do Conselho do Conselho Superior da Defesa Nacional por inerência de funções.