IPDAL

  • Português
  • Français
  • English
  • Español
  • Português
  • Français
  • English
  • Español

Partilhe

XIV Encontro Triângulo Estratégico

Lisboa foi, nos dias 21 e 22 de maio, o palco do XIV Encontro Triângulo Estratégico: América Latina e Caraíbas – Europa – África, uma iniciativa de alto nível promovida pelo Instituto para a Promoção da América Latina e das Caraíbas (IPDAL). Realizado sob o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, o evento decorreu no Hotel Iberostar Lisboa e contou com mais de 200 participantes confirmados, incluindo líderes políticos, representantes de organizações internacionais, diplomatas, académicos e empresários de referência.

Com o lema “Aprendendo com o passado, olhando para o futuro”, esta edição centrou-se em desafios estruturais como o crescimento económico sustentável, a defesa e segurança, a educação cívica, a inovação tecnológica e a cooperação triangular.

Entre os participantes destacaram-se figuras como Carlos Vila Nova, Presidente da Republica Democrática de São Tomé e PríncipeFélix Ulloa Filho, Vice-Presidente de El Salvador, Peter Altmaier, ex-Ministro da Economia da Alemanha, María Dolores de Cospedal, ex-Ministra da Defesa de Espanha, Antonella Cavallari, Secretária-Geral do Instituto Ítalo-Latino-Americano, Andrés Allamand, Secretário-Geral Ibero-Americano e Alberto Brunori, Diretor Executivo da Fundação EU-LAC. A sessão de encerramento contou com uma mensagem especial do Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.

O evento reafirmou o papel do IPDAL como plataforma estratégica para o reforço das relações entre os três continentes, promovendo soluções multilaterais, sustentáveis e inclusivas. Como sublinhou o Presidente do IPDAL, Paulo Neves“a importância do diálogo triangular e transatlântico nunca foi tão evidente como hoje. Num tempo de fragmentação global, este Encontro é um apelo ao entendimento e à ação conjunta”.

O Encontro Triângulo Estratégico volta em 2026, reforçando o compromisso de Portugal como ponto de convergência diplomática entre a América Latina, Europa e África.

O IPDAL agradece aos seus parceiros que tornaram possível mais uma edição deste Encontro: