Nos dias 29 e 30 de janeiro, Paulo Neves, presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e do Caribe (IPDAL), participou no primeiro Fórum Económico Internacional da América Latina e do Caribe, que decorreu no Panamá e reuniu grandes líderes globais para debater sobre mudanças climáticas, crise alimentar, transição energética e a revolução digital.
Além da sua presença no evento, Paulo Neves participou numa mesa redonda intitulada “Geopolítica y el papel de América Latina y el Caribe en un mundo cambiante”, onde discutiu a relevância da região no cenário global e as oportunidades de cooperação internacional.
Durante a sua deslocação, teve também audiências com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Panamá e com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, reforçando o compromisso do IPDAL no fortalecimento das relações entre a América Latina, o Caribe e a Europa.
Entre os palestrantes do fórum, destacaram-se o presidente do Panamá, José Raúl Mulino; o presidente do Paraguai, Santiago Peña; o primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne; além de figuras como Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF; Matteo Renzi, ex-primeiro-ministro da Itália; Helle Thorning-Schmidt, ex-primeira-ministra da Dinamarca; Rebeca Grynspan, secretária-geral da UNCTAD; e Joseph Oughourlian, presidente do Grupo PRISA.
O IPDAL agradece ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe e à Embaixada do Panamá em Portugal pelo apoio e colaboração nesta importante iniciativa.


