IPDAL

  • Português
  • Français
  • English
  • Español

Partilhe

Policy Paper: IPDAL DISCUTE PAZ COM MINISTROS DA DEFESA DE PORTUGAL, BRASIL E PRESIDENTE DE TIMOR-LESTE

O IPDAL realizou nos passados dias 27 e 28 de abril a terceira edição da única conferência dedicada à diplomacia da paz em Portugal, o «Mafra Dialogues».

O encontro contou com a participação dos Ministros da Defesa de Portugal e do Brasil, da Representante Especial da NATO para Segurança Humana, do Bispo de Bangui, na República Centro-Africana e ainda do Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta.

A Santa Sé deu continuidade, pelo terceiro ano consecutivo, à sua participação nesta plataforma de discussão da paz através de uma mensagem vídeo do Secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Paul Gallagher.

O tema desta edição foi o diálogo inter-religioso e a iniciativa dedicou um painel exclusivamente a essa temática, juntando o Rabino Daniel Goldman, Presidente do Instituto de Diálogo Inter-religioso da Argentina, o Embaixador Arif Lalani, antigo representante do Canadá junto da Organização de Cooperação Islâmica, o Embaixador Adelino Silva, Diretor do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e Agustín Nuñez, Gestor de Programas para África do KAICIID.

Foram abordados também os principais desafios à paz global, com foco na guerra na Ucrânia e a tensão entre China e Taiwan. O Presidente da União Parlamentar, Duarte Pacheco, a antiga chefe de gabinete de Ban Ki Moon, Susana Malcorra, o Diretor do Centro de Toledo para a Paz, Embaixador Emilio Cassinello e académicos como Serge Stroobants, Hanna Shelest e Jyun-yi Lee analisaram os desafios sentidos nestas regiões do globo.

O evento contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, do KAICIID, do Centro Económico e Cultural de Taipei e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Fotografias: Câmara Municipal de Mafra