IPDAL

  • Português
  • Français
  • English
  • Español
  • Português
  • Français
  • English
  • Español

Partilhe

6.ª Edição do Mafra Dialogues 

6.ª edição do Mafra Dialogues, organizada pelo IPDAL em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, voltou a afirmar-se como um espaço de referência para o debate estratégico internacional, reunindo decisores políticos, especialistas, académicos e representantes institucionais em torno do tema “Multilateralism Under Pressure: Pathways to Peace and Stability”

A sessão de abertura contou com as intervenções de Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Paulo Neves, Presidente do IPDAL, e do Embaixador António de Almeida-Ribeiro, Secretário-Geral em funções do International Dialogue Centre (KAICIID), que destacaram a importância do multilateralismo num contexto global marcado por desafios crescentes à estabilidade internacional. 

Neste contexto, foi ainda assinado um Memorando de Entendimento entre o IPDAL e o KAICIID, reforçando a cooperação institucional entre ambas as entidades e consolidando o compromisso conjunto na promoção do diálogo intercultural e inter-religioso como instrumento essencial para a construção da paz e da estabilidade internacional. 

Na sequência, foi partilhada uma mensagem de Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, entregue por Andrés Carrascosa Coso, Núncio Apostólico em Portugal, sublinhando o papel do diálogo, da diplomacia e da cooperação inter-religiosa na promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas. 

O programa prosseguiu com um diálogo de alto nível, que contou com a participação de Emilce Cuda, membro da Comissão Pontifícia para a América Latina da Santa Sé, Camilla Habsburg-Lothringen, arquiduquesa da Áustria e princesa da Toscana, Embaixador António de Almeida-Ribeiro, Secretário-Geral interino do KAICIID, e Sanam Naraghi Anderlini, fundadora e CEO da International Civil Society Action Network (ICAN), proporcionando uma reflexão plural sobre os desafios contemporâneos ao multilateralismo e à estabilidade global. 

Painel I, dedicado ao tema “Seabed to Sky: Protecting Critical Infrastructure from Undersea Cables to Aerospace Systems”, reuniu Dr. Kenny Huang, Presidente do Conselho do Taiwan Network Information Center, e João Fonseca Ribeiro, representante da UForce Portugal, com moderação de Felipe Pathé Duarte, Professor Auxiliar e Investigador na Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa, abordando os riscos emergentes e a necessidade de proteger infraestruturas críticas num contexto de crescente interdependência tecnológica. 

Seguiu-se o Painel II, centrado no tema “European Enlargement and the Future for Peace in Ukraine”, com a participação de Hennadiy Maksak, Diretor Executivo do Conselho de Política Externa da Ucrânia, e Cátia Moreira de Carvalho, membro do IPDAL, sob moderação de Christopher Forst, responsável pela área do Sul da Europa na Friedrich Ebert Stiftung (Berlim), refletindo sobre os desafios geopolíticos associados ao alargamento europeu e à segurança no continente. 

O programa integrou ainda um keynote address de Nuno Pinheiro Torres, Secretário de Estado Adjunto da Política de Defesa Nacional de Portugal, que destacou a importância da cooperação internacional e das políticas de defesa num cenário global cada vez mais complexo. 

No período da tarde, o Painel III, subordinado ao tema “The Future of Transatlantic Relations”, contou com Marcos Perestrello, Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, Kabeer Parwani, Political Affairs Officer na Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, e Christos Katsioulis, Diretor do Competence Center for Security and Peace da Friedrich Ebert Stiftung, promovendo um debate sobre o futuro das relações transatlânticas e o papel das alianças estratégicas. 

Paralelamente, realizaram-se dois workshops promovidos pelo KAICIID: o primeiro, dedicado ao diálogo inter-religioso como instrumento de diplomacia espiritual, com Marwan Gill, Imã e Presidente da Comunidade Muçulmana Ahmadiyya na Argentina e membro do KAICIID, e Mike Waltner, Coordenador de Global Capacity Building & Oversight do KAICIID; e o segundo, focado na prevenção de conflitos inter-religiosos, com Malaz Yousif e Pietro Sienna, ambos Programme Officers para África no KAICIID, evidenciando a relevância de abordagens inclusivas e colaborativas na promoção da paz. 

O Mafra Dialogues voltou, assim, a consolidar-se como uma plataforma de excelência para o debate sobre os principais desafios globais, promovendo o diálogo, a cooperação e a construção de soluções partilhadas para um futuro mais estável.