O Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) lamenta profundamente o falecimento do Excelentíssimo Senhor Embaixador José Antonio García Belaunde.
Figura ímpar da diplomacia latino-americana, o Embaixador García Belaunde desempenhou um papel notável no fortalecimento da integração regional e na projeção internacional da América Latina, tanto enquanto Ministro de Relações Exteriores do Peru (2006–2011) como nas funções que exerceu posteriormente como Representante da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caraíbas na Europa e como Presidente da Fundação EU-LAC.
Durante esses mandatos, o IPDAL teve a honra de colaborar de forma próxima com o Embaixador García Belaunde, destacando-se a sua constante disponibilidade, visão estratégica e empenho em reforçar os laços entre a América Latina, a Europa e as Caraíbas. O seu contributo para a diplomacia birregional foi profundamente inspirador e continuará a ser uma referência para todos aqueles que trabalham pela aproximação entre continentes.
Expressamos as nossas mais sentidas condolências à família, amigos e ao corpo diplomático peruano. O seu legado permanecerá vivo no trabalho conjunto por um espaço euro-latino-americano mais coeso e solidário.
