O Instituto para a Promoção da América Latina e das Caraíbas (IPDAL) participou nos diálogos virtuais promovidos pelo Club de Madrid e o Atlantic Council, no âmbito da iniciativa conjunta “De la fragmentación a la cooperación: Democracia y Multilateralismo en las Cumbres UE–CELAC y de las Américas de 2025”.
Os encontros reuniram líderes políticos, diplomatas e especialistas internacionais para refletir sobre os desafios da cooperação interregional num contexto global marcado pela intensificação da rivalidade geopolítica, o impacto das ameaças híbridas e digitais nas democracias, e o papel crescente de atores externos na América Latina e Caraíbas.
O IPDAL sublinhou a importância de aproveitar o atual momento político para avançar na ratificação do Acordo UE–Mercosul e reforçar a implementação da iniciativa europeia Global Gateway, como instrumentos-chave para uma parceria estratégica mais equilibrada e sustentável entre as duas regiões.
Os diálogos — intitulados “Cooperação interregional num mundo fragmentado: segurança, geopolítica e resiliência democrática” (29 de setembro) e “Rumo a uma agenda partilhada: prioridades regionais e cooperação transatlântica para o desenvolvimento” (15 de outubro) — visam contribuir com propostas concretas para fortalecer a resiliência democrática e promover um multilateralismo mais eficaz e inclusivo.


