IPDAL marcou presença no I Congresso Futuro Iberoamericano, organizado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e pela Fundação Encuentros del Futuro (Chile), que decorreu nos dias 30 e 31 de outubro, em Madrid. O evento reuniu especialistas de referência para debater temas essenciais sobre o futuro global, como o novo ordenamento internacional, a crise da democracia, as cidades inteligentes, os neurodireitos e o papel da educação na era da inteligência artificial.
Esta primeira edição, concebida com vocação de continuidade, contou com a presença de Sua Majestade o Rei de Espanha na sessão de 31 de outubro, sublinhando a importância estratégica do encontro para o espaço ibero-americano.
Entre os participantes destacaram-se figuras de grande relevância internacional, como Nadia Calviño, Presidente do Banco Europeu de Investimento (por vídeo); Susana Malcorra, ex-Ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina e Presidente da GWL Voices; Josep Borrell, ex-Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança; José Luis Martínez-Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Madrid; Serge Haroche, Prémio Nobel da Física 2012; Guido Girardi, fundador do Congresso Futuro do Chile; José Manuel Albares, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha; e Teresa Ribera, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para a Transição Energética.
À margem do Congresso, o Presidente do IPDAL, Dr. Paulo Neves, manteve encontros com o Secretário-Geral Ibero-Americano, Andrés Allamand, bem como com a Secretária de Estado Ibero-Americana, Susana Sumelzo Jordán, fortalecendo o diálogo institucional e identificando oportunidades de cooperação futura entre o IPDAL e a SEGIB.
A participação do IPDAL no Congresso e estes encontros paralelos refletem o compromisso do Instituto com a reflexão estratégica ibero-americana e com a promoção de iniciativas que contribuam para um futuro mais inovador, inclusivo e cooperativo no espaço ibero-americano.


