IPDAL

  • Português
  • Français
  • English
  • Español

O instituto

Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas

é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer as relações entre Portugal e a América Latina e Caraíbas, nomeadamente através da diplomacia económica.

O Instituto
Atlantic Dialogue
IpdalInstituto

Existe com uma perspectiva muito prática e com uma estrutura reduzida. As atividades do IPDAL são sobretudo empresariais, prestando apoio especializado na internacionalização das empresas portuguesas: através duma rede de contactos empresariais e oficiais, o IPDAL realiza e acompanha missões de trabalho personalizadas à América Latina, onde identifica parceiros, clientes, fornecedores, distribuidores, bem como contactos institucionais relevantes, de forma individualizada, para cada companhia portuguesa.

Além das atividades empresariais, o IPDAL atribui grande importância ao setor Institucional, promovendo as Embaixadas da América Latina e das Caraíbas junto das mais variadas organizações e personalidades portuguesas. O IPDAL realiza ainda iniciativas Académicas, divulgando temáticas, personalidades, acontecimentos e estudos latino-americanos e caribenhos nas Universidades portuguesas. Por fim, o IPDAL dedica-se ainda a atividades de âmbito Cultural, tendo já organizado lançamentos de livros, exposições de pintura, fotografia, jóias e artesanato latino-americano e das Caraíbas.

O IPDAL presta ainda grande importância a todas as temáticas relacionadas com o Atlântico, apostando igualmente no fortalecimento das relações com o continente africano. Prova disso, é a realização anual dos Encontros “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África” e dos Encontros “América Latina – CPLP”. Tratam-se de mais duas imagens de marca, originais do Instituto.

Do IPDAL devem fazer parte, entre outros parceiros, todas as representações Diplomáticas latino-americanas e das Caraíbas em Portugal. É uma Instituição pluralista, independente de governos e de partidos políticos.