Notícias

Na receção oferecida ao Corpo Diplomático e Amigos do Instituto, o Secretário de Estado da Internacionalização elogiou o trabalho do IPDAL.

Reconhecendo o trabalho do Instituto no reforço das relações económicas entre Portugal e a América Latina, Eurico Brilhante Dias reiterou a mensagem de que o governo está disponível e interessado em continuar a trabalhar com o IPDAL no fortalecimento da dinâmica económica com a região. O membro do Governo, que tutela a expansão internacional das empresas portuguesas, reconheceu ainda que os países latino-americanos têm sido importante para a afirmação deste desiderato nacional.

No dia 23 de Janeiro de 2018, o Presidente do IPDAL fez um balanço das iniciativas realizadas pelo Instituto no ano anterior e anunciou publicamente a elaboração de um documento de trabalho com um conjunto de sugestões para que a América Latina passe a representar 4% do total exportações nacionais, a entregar às instituições e autoridades portuguesas.

ipdal_aniversario2018_122

No Grémio Literário, foi entregue o prémio IPDAL – Vista Alegre à Mota-Engil. O Presidente da Mota-Engil América Latina, Carlos Mota Santos, agradeceu a colaboração com o IPDAL, reconhecendo a importância do Instituto na afirmação da empresa em mercados específicos da região latino-americanos, e recordou o histórico de relacionamento entre as duas instituições.

Foi ainda lançado publicamente o livro “América Latina – História e Sabores”, patrocinado pelo IPDAL, da autoria de Margarida Pereira-Müller e editado pela Colares Editora. Trata-se do primeiro livro apoiado pelo Instituto, com o objetivo de promover a história, a cultura e as tradições latino-americanas junto do público português. Já se encontra nas bancas.

ipdal_aniversario2018_141

Na cerimónia, estiveram presentes dezenas de embaixadores – da América Latina, África, Europa e Ásia – incluindo Sua Excelência Reverendíssima O Núncio Apostólico, cônsules honorários, assessores da Casa Civil do Presidente da República de Portugal, representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, organizações internacionais como o Parlamento Europeu, a Organização dos Estados Ibero-americanos, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, grandes instituições e empresas como Mota-Engil, TAP, Grupo Visabeira, Galp, COSEC, Deloitte, Caixa Geral de Depósitos, BBVA, CESO, Uría Menéndez – Proença de Carvalho, Iberia, Garrigues, Carris, Fundação Calouste Gulbenkian, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, UCCLA, ex ministros de Portugal, deputados à Assembleia da República, associações empresariais, jornalistas e académicos.

ipdal_aniversario2018_092

O IPDAL agradece ainda à João Portugal Ramos Wines & Spirits pelos magníficos vinhos.

Veja todas as fotografias clicando aqui ou seguindo a ligação: https://www.facebook.com/pg/IPDAL-Instituto-para-a-Promo%C3%A7%C3%A3o-da-Am%C3%A9rica-Latina-e-Cara%C3%ADbas-136776496378103/photos/?tab=album&album_id=1592032394185832