Notícias

O Presidente do Instituto efetuou uma visita ao Principado de Andorra para contactos com as autoridades nacionais.

Na sua deslocação, Paulo Neves esteve reunido com o Ministro das Relações Exteriores, Gilbert Saboya, com o Presidente do Parlamento, Vicenç Mateu, e com o diretor do Instituto de Estudos Andorranos, Jordi Guillamet.

No encontro com o Ministro dos Assuntos Externos, Paulo Neves e Gilbert Saboya abordaram várias questões de interesse mútuo, nomeadamente a participação do Principado de Andorra nas iniciativas do IPDAL, que acontece há anos. O Presidente do IPDAL apresentou ainda ao Ministro o plano de atividades e o plano estratégico do Instituto para este ano. Paulo Neves destacou o IX Fórum do Turismo, o VI Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina-Europa-África”, o III Encontro América Latina-CPLP, o Fórum Portugal-América Latina Caraíbas e Portugal-Países das Caraíbas.

O Presidente do IPDAL também esteve reunido com o Diretor do IEA – Instituto de Estudos de Andorra – e acertaram contactos regulares e troca de informação.

Como balanço, o Presidente do IPDAL afirmou que a sua deslocação a Andorra “correu muito bem e insere-se nos contactos ao mais alto nível do IPDAL com os governos dos países da Iberoamérica e das Caraíbas”. Para Paulo Neves, estes encontros ao mais alto nível são “sinónimo da importância que os governos atribuem ao IPDAL, e às suas atividades, na promoção de Portugal na América Latina-Caraíbas e dos 35 países da Iberoamérica e Caraíbas em Portugal”.