Notícias

 

No âmbito de uma iniciativa da Academia do IPDAL, Paulo Neves foi convidado para dar uma aula na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

O tema central da sessão era “Portugal como hub na triangulação atlântica: América Latina- Europa – África” mas discutiram-se temas ainda mais abrangente, como o posicionamento da China no Mundo e a sua influência geoestratégica, os atuais flagelos da atualidade e os desafios futuros perante a atual realidade multipolar.

Perante uma sala com mais de trinta alunos portugueses e estrangeiros de Teorias e Politicas de Desenvolvimento e também de Ciência Política e Relações Internacionais, o Presidente do IPDAL defendeu que Portugal é um país euro-atlântico, mais do que apenas europeu.

Um dos temas temas fundamentais desta conferência foi a extensão da Plataforma Continental de Portugal, a partir de 2021. Foi debatida a importância de gerir eficazmente uma extensão de mar sete vezes maior que o território  continental, com inúmeros recursos ainda por descobrir, uma responsabilidade para a qual o país terá de estar preparado.