Notícias

O Embaixador da Argentina dedicou uma homenagem ao Presidente do IPDAL, numa cerimónia a que o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação fez questão de se associar.

O evento teve lugar na Residência do Embaixador Jorge Argüello, no dia 5 de Novembro de 2015. Estiveram presentes várias dezenas de pessoas, como o Conselheiro de Estado Luís Marques Mendes, o Núncio Apostólico, diversos Embaixadores da América Latina e de países europeus. Também marcaram presença representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, empresas e instituições patrocinadoras do IPDAL, jornalistas e deputados à Assembleia da República.

Na sua intervenção, o Embaixador da Argentina defendeu que esta homenagem pretendia agradecer toda a dedicação do Presidente do IPDAL à América Latina. O Embaixador Argüello destacou a capacidade de trabalho e de construção de pontes do Instituto, através do qual, considerou, o trabalho de todos os Embaixadores latino-americanos em Lisboa fica muito facilitado.

Já o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação destacou a liderança de Paulo Neves no projeto do IPDAL e reiterou os agradecimentos pela estreita colaboração que sempre manteve com o Instituto.

Por seu lado, o Presidente do IPDAL agradeceu o gesto do “Amigo Embaixador da Argentina”, acrescentando que entende a distinção como “um prémio para todos os que construíram o IPDAL, apoiam o IPDAL e trabalham no IPDAL”. Paulo Neves afirmou que os objetivos do Instituto continuam vivos e com muito sucesso: “promover os Países da América Latina em Portugal e Portugal na América Latina, nas quatro áreas de atividade do Instituto: áreas económico/empresarial, institucional, académica/investigação e cultural.”

Paulo Neves destacou igualmente o apoio e entusiasmo do governo português e das Embaixadas latino americanas em relação ao Instituto.

Quanto ao futuro, o Presidente do IPDAL garantiu que “o Instituto vai crescer”. Sobre a sua nova atividade, como Deputado à Assembleia da República, Paulo Neves afirmou que irá continuar a liderar o Projeto do IPDAL mas acrescentou que “naturalmente, o Secretário Geral, Filipe Domingues, terá a partir de agora um papel muito mais relevante e presente na vida do IPDAL”. Paulo Neves fez questão de esclarecer que “no IPDAL, nunca se fará política partidária” lembrando que os próprios Estatutos do IPDAL o exigem, tendo lembrado ainda que nas suas atividades, no passado, tanto de jornalista como de professor, nunca as misturou com as suas opções políticas. “Não vai ser agora”, garantiu.

A cerimónia terminou com um jantar.