Notícias

O jantar na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) serviu para assinalar as “Embaixadorias”. Trata-se de uma iniciativa do Secretário de Estado Luís Campos Ferreira de levar os embaixadores acreditados em Portugal a visitar várias zonas do país.

Na sua intervenção, o membro do governo destacou o IPDAL, a AICEP e a AEP pelo seu trabalho na promoção de Portugal no exterior. Luís Campos Ferreira destacou as várias iniciativas realizadas pelo IPDAL para estreitar as relações diplomáticas e económicas de Portugal com os países da América Latina, tecendo fortes elogios ao trabalho do Instituto.

No jantar participaram mais de 20 embaixadores, alguns Presidentes de Câmaras, o Presidente do Governo da Madeira, um membro do Governo dos Açores, os presidentes da AEP, IPDAL, AICEP e altos dirigentes do MNE.

Para Paulo Neves, “a iniciativa das Embaixadorias foi uma das iniciativas mais originais do MNE”. O Presidente do IPDAL lembrou que “o próprio IPDAL realiza periodicamente deslocações dos embaixadores a várias regiões do país”. Em Julho de 2015, o IPDAL e o gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros chegaram a fazer coincidir uma destas viagens do Instituto com uma Embaixadoria.