Notícias

Sócrates diz que Portugal registou maior crescimento dos últimos cinco anos

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou esta terça-feira que Portugal registou no primeiro trimestre deste ano o maior crescimento económico dos últimos cinco anos, pela primeira vez acima dos dois por cento, o que traduz «um sinal de recuperação clara», noticia a Lusa.

O crescimento da economia portuguesa acelerou no primeiro trimestre, com um aumento homólogo (face ao mesmo período do ano anterior) de 2,1 por cento, segundo as estimativas rápidas do PIB, que o INE divulgou hoje pela primeira vez.

Em cadeia (face ao trimestre anterior), o produto interno bruto (PIB) cresceu 0,8 por cento no primeiro trimestre de 2007, após 0,5 por cento nos últimos três meses de 2006.

O INE anuncia que as estimativas rápidas que hoje divulga colocam Portugal em linha com os principais países da União Europeia e serão publicada preferencialmente 45 dias após o final do trimestre de referência, podendo ser a data ajustada em função do dia de divulgação das estimativas rápidas da União Europeia pelo Eurostat.

Falando aos jornalistas no final de uma visita a uma fábrica de componentes para automóveis, a M C Graça, no Carregado, o primeiro-ministro referiu que Portugal registou agora «o maior crescimento trimestral dos últimos cinco anos».

«Pela primeira vez, ao fim de cinco anos, o crescimento económico ultrapassa os dois por cento, o que representa um factor de confiança e um número que espelha com clareza a recuperação da nossa economia», sustentou.

Portugal Diário – 2007/05/15