Notícias

IPDAL organiza conferência sobre oportunidades de parceria entre Portugal e a China na América Latina e em África

Numa co-organização com a Embaixada da República Popular da China, o Instituto realizou uma iniciativa inédita para debater o papel de Portugal enquanto plataforma de investimentos chineses na América Latina e em África.

site03

A conferência “Portugal-China: Cooperação Trilateral no âmbito da Belt and Road Initiative” reuniu personalidades como António Martins da Cruz, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Zha Peixin, membro do Foreign Policy Advisory Group do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, José António García Belaunde, antigo Ministro dos Assuntos Exteriores do Peru, Fathallah Oualalou, anterior Ministro da Economia e das Finaças de Marrocos e Diego Aulestia, antigo Ministro do Comércio Externo do Equador.

site02

Entre outros temas, a iniciativa debateu a implementação do projeto “Uma Faixa – Uma Rota” na América Latina e em África, bem como o papel que têm a desempenhar as empresas e instituições portuguesas no contexto da estratégia global chinesa. Para participar como oradores, viajaram ainda, diretamente de Pequim, alguns dos mais prestigiados especialistas e representantes de think tanks dedicados à cooperação da China com os continentes latino-americano e africano.

O IPDAL agradece à Embaixada da República Popular da China, à Fosun, à Fidelidade, ao Millennium BCP, à Nova School of Business and Economics (SBE), à Câmara Municipal de Cascais e ao Nova China Club. A iniciativa teve lugar dia 28 Março na Nova SBE, em Carcavelos.