Notícias

A grande maioria dos açorianos considera que o Turismo é bom para o arquipélago. Esta é uma das conclusões resultantes de um inquérito elaborado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) sobre as posições dos residentes nas ilhas do arquipélago relativamente ao Turismo.

O mesmo estudo revela que 69% dos açorianos mostra-se favorável ao aumento da actividade nas ilhas decorrente do fluxo de turistas, sendo que a maioria dos residentes quer mais Turismo. Cerca de 89% dos inquiridos pensa que o sector estimula a cultura local e o artesanato, já 85,2% considera que é um meio que cria postos de trabalho e 80% diz que o Turismo emprega a juventude local.

Este estudo do SREA mostra ainda que as unidades hoteleiras dos Açores registaram um total de 381 mil dormidas nos primeiros cinco meses de 2007, facto que representa um aumento na ordem dos 3,7% comparativamente ao período homólogo do ano passado. Os dados do SREA revelam também que, entre Janeiro e Maio, 31,4% foi a taxa líquida de ocupação por cama apresentada pelos hotéis, apartamentos turísticos, pousadas, pensões e estalagens açorianas. Outra das conclusões do estudo é que o mercado nórdico europeu concentrou 61,7% das dormidas dos turistas estrangeiros nas ilhas.

Este inquérito consistiu numa entrevista directa com 22 questões divididas por quatro grupos a um universo de 1700 pessoas distribuídas pelas nove ilhas dos Açores.

Publituris on-line