Notícias

Discussão sobre o Atlântico, promovida pelo IPDAL, conquista espaço na agenda política e mediática dos três continentes.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, o ex Presidente do Senado de Marrocos, o Presidente da Caixa Geral de Depósitos, a Secretária-Geral Adjunta da SEGIB, a Diretora Executiva da Fundação EU-LAC, o Diretor-Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos e a Diretora-Geral da CPLP foram alguns dos participantes do VI Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África”.

No Salão Nobre da Caixa Geral de Depósitos, o IPDAL realizou, nos dias 18 e 19 de Abril, o VI Encontro Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África, que, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, voltou a reunir especialistas e decisores das três regiões.

Uma das grandes novidades deste ano foi a inclusão das Caraíbas como área geográfica de reflexão, reforçada pela presença de vários embaixadores destes países, que vieram propositadamente a Lisboa, pela primeira vez, para participar ativamente nos trabalhos.

O Encontro, que resulta de uma co-organização com a SEGIB e a Abreu Advogados, dividiu-se em painéis como “O Atlântico – Fator de União entre Povos”, “Cooperação para o Desenvolvimento e Educação”, “Integração Política, Diplomática e Económica”, “Portugal no contexto do Triângulo Estratégico” e “Parcerias em Financiamento e Infraestruturas”.

Na Sede da Caixa Geral de Depósitos, estiveram ainda presentes o Conselheiro de Estado Luís Marques Mendes; o ex-Ministro Defesa, Nuno Severiano Teixeira; a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua; o antigo Presidente do Senado de Marrocos, Mohamed Cheikh Biadillah; o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires; os deputados Eurico Brilhante Dias e Héler Amaral, também Presidente da Comissão Parlamentar de Economia; o investigador e opinion maker Bernardo Pires de Lima; o especialista em Assuntos do Mar, Tiago Pitta e Cunha; entre vários outros.

Outras instituições e empresas que tornaram possível esta iniciativa foram: Banco Europeu de Investimento, Fundação EU-LAC, Deloitte, Organização dos Estados Ibero-americanos, Real Instituto Elcano, CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, Fundação Calouste Gulbenkian, ISCTE-IUL, a CESO – Development Consultants, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, a Sotheby’s, IFC – do Grupo Banco Mundial, GlobalMedia, o Serviço Europeu de Ação Exterior, CESO, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O VI Triângulo Estratégico teve ampla cobertura mediática, com reportagens e artigos no Diário de Notícias.

Clipping DN

Veja todas as fotografias clicando aqui ou seguindo a ligação para a página de facebook do IPDAL: https://www.facebook.com/pg/IPDAL-Instituto-para-a-Promo%C3%A7%C3%A3o-da-Am%C3%A9rica-Latina-e-Cara%C3%ADbas-136776496378103/photos/?tab=album&album_id=1318730448182696

Acompanhe ainda as fotografias do IPDAL na página do Instagram: https://www.instagram.com/ipdal_oficial/