Notícias

Mário Soares em encontro da Associação Brasileira de Municípios

O ex-Presidente de Portugal, Mário Soares, chega hoje ao Brasil e visita Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, Recife, em Pernambuco, e Brasília, onde participará no II Seminário Internacional da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

 

Em Natal, Mário Soares, receberá diversas distinções, entre elas a medalha Alberto Maranhão, concedida pelo governo do Estado.

De acordo com o Diário de Natal, Soares cumpre uma agenda extensa na cidade, onde desembarca esta noite e participa, em seguida, em um jantar de boas-vindas oferecido por autoridades locais.

Na quinta-feira, o ex-Presidente português tem um encontro com presidente da Câmara de Natal, Carlos Eduardo Alves, com a governadora Wilma de Faria e visitará também o Parque da Cidade, projectado pelo arquitecto Oscar Niemeyer, e o Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo, com uma copa de 8.400 metros quadrados.

À noite, Mário Soares participará de uma sessão solene na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), onde vai proferir a conferência «Portugal – Brasil: Conjuntura Mundial e União Europeia».

Em seguida, receberá os títulos de Professor Emérito da Universidade Potiguar, Membro Honorário da Academia Norte-rio- grandense de Letras e Sócio Honorário do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Norte.

Na sexta-feira, a programação inclui uma visita à Universidade Potiguar e um almoço com o senador Garibaldi Filho, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), a maior agremiação partidária brasileira que integra a actual coligação governamental.

À tarde, estão agendadas visitas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ao Instituto Histórico Geográfico e, no sábado, Mário Soares participa da gravação do programa Memória Viva, da TV Universitária.

Segundo a imprensa local, a expectativa das autoridades de Natal é de que a visita do político português possa abrir novas oportunidades de intercâmbio entre Natal e Portugal.

O ex-presidente embarca sábado à tarde para Recife, onde fará uma palestra na Livraria Cultural.

Em Brasília, o líder português fará uma palestra sobre os desafios da democracia no século XXI no dia 22 de Maio para cerca de 1.000 Presidentes de Câmaras Municipais do Brasil e servidores públicos que participarão no II Seminário Internacional da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

O foco do seminário é o desenvolvimento sustentável a partir da gestão municipal e estão convidados para o evento oradores de dez países da América Latina e Europa.

Diário Digital / Lusa de 16 de Maio 2007