Notícias

O Presidente e o Secretário-Geral do IPDAL estiveram no Encontro, organizado pela SEGIB, que reuniu os Ministros dos Negócios de Portugal e Espanha.

No dia 6 de Junho, teve lugar o I Simpósio das línguas espanhola e portuguesa, onde se reuniram especialistas para analisar a presença dos dois idiomas à escala global e debater o potencial de interligação entre o Português e o Castelhano.

Na cerimónia de abertura, intervieram a Secretária-Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, o homólogo espanhol Alfonso Dastis, o Ministro da Educação, Cultura e Desporto de Espanha, Íñigo Méndez de Vigo, o diretor da Real Academia Espanhola da Língua, Darío Villanueva, e a diretora do Instituto Internacional da Língua portuguesa, Marisa de Mendonça.

Em Madrid, conseguiu-se realizar a primeira iniciativa deste género para “impulsionar o bilinguismo”, no sentido de fortalecer a comunidade ibero-americana, tornando-o a mais interligada e mais capaz de gerar desenvolvimento, prosperidade e intercâmbios sustentáveis entre os seus povos.

É precisamente com estes objetivos que o  IPDAL mantém, há vários anos, contactos com diversas instituições espanholas  e latino-americanas.

Portugal esteve ainda representado pela Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.