Notícias

Uma iniciativa inédita, organizada pelo IPDAL e onde esteve presente o Secretário de Estado das Finanças, permitiu aos Embaixadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e aos da América Latina debater o estado do seu relacionamento político, diplomático e económico.

No passado dia 14 de Novembro de 2014, o IPDAL e a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID), reuniram os representantes diplomáticos dos dois blocos e as principais empresas portuguesas com interesses nestas regiões.

 

O presidente do IPDAL destacou o papel que Portugal deverá assumir enquanto principal mediador desta triangulação. Esta ideia foi corroborada pelo Secretário de Estado das Finanças, cuja intervenção referiu o novo paradigma de crescimento português, com base numa política de menor endividamento e de maiores relações externas, sustentadas por um aumento das exportações.

 

Este encontro serviu ainda para anunciar a abertura de representações diplomáticas latino-americanas nos países africanos de língua portuguesa, além da solicitação do estatuto de membro observador associado da CPLP.