Notícias

O Ministro para Políticas Nacionais da Presidência da Nicarágua considerou que a visita “superou todas as expectativas”.

No dia 18 de Novembro de 2015, o IPDAL realizou um conjunto de atividades de promoção da Nicarágua em Lisboa. Estiveram presentes o Ministro-Secretário Privado para Políticas Nacionais da Presidência da Nicarágua, Paul O. Kelley, a Embaixadora da Nicarágua em Portugal – concorrente em Paris – Ruth Tapia, o Diretor de Investigação para Políticas Nacionais, Humberto Gonzalez, e o Cônsul – também residente em Paris – Luis Alberto Vargas.

IMG_1353

A primeira atividade foi uma conferência sobre a atualidade do país e o Canal Interoceânico da Nicarágua, na Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde compareceram alunos de Ciência Política e Relações Internacionais, Economia e Engenharia. Esteve presente o pró-reitor da UNL, o Presidente do Porto de Sines entre outros distintos convidados.

Seguiu-se um fórum empresarial, onde estiveram reunidas empresas de variados setores: farmacêuticas, engenharia, construção, banca, consultoria, turismo, indústria, telecomunicações, entre outros. O encontro, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, serviu para sensibilizar as empresas  portuguesas para as oportunidades que já existem na Nicarágua e para o potencial que será desencadeado com a construção do Canal Interoceânico.

IMG_1350

A delegação da Nicarágua teve ainda a oportunidade de participar no II Encontro América Latina – CPLP.

Ao final da tarde, foi inaugurada uma exposição de fotografias da Nicarágua, no INDEG-ISCTE. Estiveram presentes vários embaixadores e diplomatas latino-americanos, uma representante do Presidente da República, um representante do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o reitor do ISCTE-IUL, o diretor do INDEG, entre vários outros distintos membros da sociedade civil portuguesa.

ExposiçãoSite01

O Dia da Nicarágua encerrou com um jantar oficial, no Grémio Literário. Esteve presente a Secretária-Geral Adjunta da SEGIB, Embaixadora Mariangela de Andrade Simões, que manifestou publicamente o objetivo de reforçar os laços com o IPDAL.