Notícias

O Instituto organizou, em conjunto com a Embaixada da República Dominicana, uma apresentação do livro “Apuntes/Apontamentos” do Embaixador Jaime Durán.

 

O representante diplomático da República Dominicana escreveu e compilou uma História de Portugal, editada e publicada pelo Banco Central do país.

No dia 17 de Maio,  Paulo Neves, declarou que “o embaixador Jaime Durán é um exemplo para todos, é um democrata que lutou pela liberdade no seu país e que representa o melhor que a América Latina tem. Ao lançar este livro, o IPDAL está também a homenagear todos os latino-americanos e todos aqueles que acreditam na democracia e nos direitos humanos”.

O Presidente do Instituto elogiou ainda “é extraordinário um embaixador integrar-se de tal maneira noutro país e apaixonar-se de tal maneira por outra cultura que decide escrever uma história desse país. O Embaixador Durán não é só um grande Embaixador da República Dominicana, tenho a certeza que, com este livro, passa a ser um grande embaixador de Portugal no mundo. Como Presidente do IPDAL, como Paulo Neves, como cidadão português, tenho imenso orgulho e só me resta dizer: muito obrigado”.

IMG_2604

No Grémio Literário, o Embaixador admitiu que não conhecia Portugal antes de 2011, data em que entrou em funções em Lisboa, mas que a curiosidade o levou a percorrer o país. Dessas viagens, foi reunindo apontamentos sobre a história das cidades, e dessas notas surgiu a ideia de um livro, “aventura arrojada”, nas palavras do próprio.

 

Na sessão, estiveram presentes vários embaixadores e diplomatas da América Latina, da Europa e da Ásia, o Presidente do Grémio Literário, Amigos do IPDAL e da Embaixada da República Dominicana.