Notícias

O IPDAL organizou o IV Encontro América Latina – CPLP para fomentar as relações Sul-Sul.

Na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o Instituto voltou a reunir os embaixadores dos países latino-americanos com os da CPLP e dos países observadores. Estiveram representados 28 Estados na iniciativa, que teve ainda a presença de grandes instituições internacionais como a SEGIB.

O representante da Secretaria Geral Iberoamericana apresentou o relatório anual da Cooperação Sul-Sul, onde foi destacado que o principal modelo de cooperação continua a ser o bilateral, tendo sido identificados 721 projetos e 151 ações só na América Latina. A área económica foi aquela a que se destinaram mais projetos, 40% do total, seguida da social, com 30%. A SEGIB tem ainda realizado iniciativas com outros países em desenvolvimento, registando-se no ano de 2015 378 projetos.

IV AL-CPLP 02

Neste IV Encontro entre os países latino-americanos e os da CPLP, participaram ainda a SOFID – Sociedade para o Financiamento ao Desenvolvimento – a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Europeu de Investimento, além de varias empresas portuguesas e multinacionais, associações, think tanks e representantes de universidades.

IV AL-CPLP 03

As intervenções incidiram sobre a necessidade de reforço do multilateralismo como canal insubstituível de diálogo e de procura de soluções para problemas comuns aos dois blocos. Foi ainda destacada a importância de perseguir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sendo para isso fundamental o envolvimento do setor privado.

Desde que o IPDAL realiza os Encontros América Latina – CPLP, o Uruguai e o Chile já se tornaram Observadores Associados da CPLP e existem mais países latino-americanos interessados.