Notícias

A Secretária-Geral Iberoamericana Rebeca Grynspan esteve na iniciativa co-organizada pelo IPDAL e pela SEGIB para promover a XXV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.

No dia 11 de outubro de 2016, o Instituto e a organização internacional que reúne todos os países da América Latina, Portugal, Espanha e Andorra promoveram um encontro da Secretária-Geral Ibero-americana com os embaixadores destes países e um grupo de personalidades portuguesas.

Diante de algumas das principais empresas e instituições portuguesas, além de um conjunto de jornalistas, convidados pelo IPDAL, a ex-Secretária Geral Adjunta das Nações Unidas e ex-Vice-Presidente da Costa Rica deu a conhecer o tema e a missão da Cimeira que vai ter lugar na Colômbia.

O tema da reunião é Juventude, Empreendedorismo e Educação. A Secretária-Geral declarou que a mobilidade de talento, investigadores e professores, bem como a mobilidade inter-empresarial devem ter um novo impulso, pois são fundamentais para a criação de uma região com mais oportunidades e crescente económico.

Na ocasião, Rebeca Grynspan felicitou ainda a Embaixadora da Colômbia pela atribuição do prémio Nobel da Paz ao Presidente Juan Manuel Santos, tendo-se pronunciado favoravelmente ao Acordo de Paz alcançado entre o Governo de Bogotá e as FARC.

A XXV Cimeira Iberoamericana vai realizar-se nos dias 28 e 29 de Outubro, em Cartagena das Índias, na Colômbia. Para além da presença do Presidente da República Portuguesa, o acto contará também com a presença do Engenheiro António Guterres, recentemente eleito Secretário-Geral da ONU.