Notícias

Instituto e Banco de Desenvolvimento da América Latina juntam esforços para distinguir talentos portugueses

Raul Fretes, do ISCTE-IUL, foi o vencedor da fase portuguesa do Concurso de Ensaios Universitários #IdeasParaElFuturo, com um estudo sobre a implementação das Tecnologias da Informação no desenvolvimento rural no combate às alterações climáticas. Já a Menção Especial foi atribuída a André Francisco Soares Correia, da Universidade do Minho, com uma análise das políticas de atração de investimentos para a América Latina e Caraíbas.

Como vencedores do concurso, os dois jovens receberam o reconhecimento de José Antonio García Belaunde, representante da CAF para a Europa, e de Paulo Neves, presidente do IPDAL. De seguida, o vencedor da etapa portuguesa concorrerá aos prémios da fase Ibero-americana que, nesta edição contemplam: o prémio Guillermo Perry para o vencedor, no valor de 3.000 dólares, um segundo prémio de 2.000 dólares e um terceiro prémio de 1.000 dólares. Os galardões serão atribuídos durante a Conferência da CAF na Cidade do México, em novembro de 2020.

Paulo Neves destacou que os Estados não devem abdicar dos seus compromissos ambientais e de sustentabilidade em nome da urgência económica provocada pela pandemia e que, nesse sentido, os jovens vivem um momento de oportunidade para apresentarem soluções inovadoras que permitam manter criar riqueza, preservando o meio ambiente. Por sua vez,  José Antonio García Belaunde sublinhou a importância de concursos como este para incorporar as vozes dos jovens na procura de soluções inovadoras para os desafios da região: “a crise da Covid-19 fez com que a sociedade enfrentasse repentinamente as suas próprias fraquezas e inconsistências. A resiliência do nosso modelo social e o funcionamento da economia estão a ser testados e, de forma especial, está em teste também a capacidade de resposta, decisão e sabedoria dos nossos governos e instituições públicas”.

Nesta edição do prêmio #IdeasParaElFuturo, foram recebidos 528 ensaios, 8 dos quais portugueses. A inscrição de estudantes universitários no concurso teve um total de 3.444 jovens.

#IdeasParaElFuturo é uma iniciativa da CAF que promove o intercâmbio e a discussão de ideias que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a integração regional por meio da promoção dos melhores talentos universitários.