Notícias

«Devia haver mais “IPDAIS” para outras regiões do Mundo» desejou o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, aquando da entrega do prémio IPDAL – Vista Alegre.

No dia 28 de Setembro, o IPDAL e a Visabeira distinguiram o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação pelo seu trabalho no fortalecimento das relações entre Portugal e América Latina.

Luís Campos Ferreira agradeceu o apoio prestado pelo IPDAL em todas as diligências empreendidas, na sua qualidade de governante, e defendeu que o Instituto sempre colaborou de forma decisiva com o Governo de Portugal.

ipdal_set2015_094

Durante os seus dois anos de mandato, Luís Campos Ferreira visitou oficialmente 11 países da América Latina e Caraíbas (Paraguai, Venezuela, México, República Dominicana, Cuba, Argentina, Brasil, Guatemala, Uruguai, Chile e Peru), participou em inúmeras Consultas Políticas e Comissões Mistas, liderou delegações empresariais, representou o Estado Português na tomada de posse de Presidentes e recebeu/participou em várias visitas oficiais (de Chefes de Estado, Ministros Exteriores, Vice-Ministros, etc.) da América Latina a Portugal. No plano cultural, foi responsável pela colocação da estátua de Luís de Camões em Havana (Cuba), pela organização da exposição dos 150 anos de relações diplomáticas com o México e pela realização de um concerto de Fado na Guatemala.

ipdal_set2015_098

Nesta cerimónia, estiveram presentes embaixadores e diplomatas da América Latina, Europa, África e Ásia. A entrega do prémio decorreu no jardim do Grémio Literário, imediatamente após a conferência “A Aliança do Pacífico – Parcerias para Portugal”, organizada pelo IPDAL e pela prestigiada sociedade de advogados Uría-Menéndez – Proença de Carvalho. Leia a notícia aqui ou seguindo a ligação http://ipdal.org/governo-elogia-ipdal-em-conferencia-sobre-alianca-pacifico/