Notícias

O IPDAL e o Real Instituto Elcano (RIE) organizaram um debate dedicado à “Crise na Catalunha e Possíveis Consequências”.

O Diretor do RIE, Charles Powell, iniciou a sua exposição apresentando uma perspetiva histórica de como evoluiu o sentimento independentista catalão. Foram apresentadas as características singulares da região, que explicam o crescimento recente dos movimentos secessionistas, bem como os últimos desenvolvimentos nacionais e europeus que alimentaram o fenómeno. Foram também abordadas as possíveis consequências política e económicas, de curto e de médio-prazo, do  processo separatista em vigor.

Federico Steinberg, analista senior do RIE, explicou ainda a dispersão geográfica e socioeconómica da tendências de voto nas últimas eleições e as suas motivações.

rie_pagweb002

O IPDAL associou-se a esta iniciativa por acreditar que as fenómenos políticos e económicos em Espanha dizem respeito a Portugal e à América Latina, além de considerar o RIE um dos seus parceiros mais credíveis e antigos.

O Real Instituto Elcano é o principal think-tank espanhol, cuja missão é promover na sociedade o conhecimento sobre a realidade internacional e das relações exteriores de Espanha. Serve ainda como centro de pensamento e geração de ideias que sejam úteis para a tomada de decisões de responsáveis políticos, dirigentes de empresas privadas, instituições públicas, agentes sociais e académicos.