Notícias

O IPDAL lançou a próxima fase do seu crescimento, com um almoço de trabalho com os embaixadores das Caraíbas, em Bruxelas.

No dia 12 de Dezembro, o Secretário-Geral do IPDAL foi o convidado especial do almoço mensal do CARIFORUM, grupo dos Embaixadores das Caraíbas, para apresentar o projeto do Instituto e começar a trabalhar com este conjunto de países. O convite, que partiu da Embaixadora da Jamaica, coordenadora pro-tempore do CARIFORUM em Bruxelas, demonstra a recetividade e o interesse destes embaixadores em desenvolver relações com Portugal, através do Instituto.

Tratou-se do primeiro passo do IPDAL para trabalhar com os países das Caraíbas, tal como tem feito nos últimos 10 anos com os estados latino-americanos, promovendo-os nos âmbitos empresarial, institucional, académico e cultural.

No almoço, estiveram os embaixadores e representantes diplomáticos de Barbados, Belize, Cuba, Dominica, Guiana, Haiti, Jamaica, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname e ainda Trinidade e Tobago.

Foi discutida a participação destes países nas atividades do IPDAL já previstas para 2017, tal como a organização de iniciativas específicas para promover a região das Caraíbas e até alguns dos países individualmente.

A partir do próximo ano, o IPDAL passará a designar-se “Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas”.