Notícias

O IPDAL realizou, em parceria com o Real Instituto Elcano e a Universidade Europeia, a apresentação do relatório “Porque importa a América Latina?”.

O orador convidado para a conferência foi o Professor Carlos Malamud, investigador senior do Instituto  Elcano e coordenador do estudo.

A Universidade Europeia acolheu a Conferência, que decorreu na presença de representantes das várias embaixadas latino-americanas, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, de diversos académicos e especialistas em temas latino-americanos, bem como outros atores da sociedade civil portuguesa e alunos de diferentes universidades.

 

No dia 28 de Março, o Presidente do IPDAL, Paulo Neves, fez questão de agradecer o apoio da Universidade Europeia e do Real Instituto Elcano, duas instituições que colaboram frequentemente com o IPDAL na promoção da América Latina em Portugal e na Europa.

Durante a apresentação do relatório, o Professor e Investigador Carlos Malamud  elogiou ainda o trabalho do IPDAL, destacando as iniciativas em que o Instituto aproxima a Europa, a América Latina e África.

Foram explicados quais os fatores económicos na América Latina que devem ser relevantes para a Europa, os avanços no comércio biregional, as negociações entre o Mercosul e a União Europeia, como também acordos de países europeus com países latinos específicos. Foram ainda exemplificados métodos para fortalecer esta relação, assim como as áreas de investimento com maior potencial na América Latina.

Aceda ao estudo na sua versão digital e gratuita fazendo click aqui ou seguindo a ligação: http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano_es/publicacion?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/publicaciones/informe-elcano-22-por-que-importa-america-latina