Notícias

IPDAL e FIE reúnem Ministro da Economia, seis anteriores ministros de Portugal e Espanha, Serviço Europeu de Ação Exterior, embaixadores e grandes empresas ibéricas.

Com o objetivo de sistematizar os principais desafios que as empresas dos dois países enfrentam e apresentar soluções conjuntas, o Instituto e a Fundación Iberoamericana Empresarial voltaram a juntar, numa jornada de trabalho em Cascais, alguns dos maiores grupos económicos dos dois países com os principais atores políticos, financeiros, diplomáticos, tecnológicos, académicos e associativos de Portugal. Estiveram presentes os ex-ministros dos Negócios Estrangeiros Josep Piqué, Luís Amado e Trinidad Jimenez, do Ambiente, Luís Nobre Guedes, das Obras Públicas, António Monteiro, e da Comunicação Social, Daniel Proença de Carvalho.

Na sessão da manhã, identificaram-se os temas que as empresas consideram prioritários para a agenda da Cimeira UE-CELAC. Para este efeito, foi convidado o representante do Serviço Europeu de Ação Exterior que vai ficar responsável pela parte empresarial da cimeira.

Durante a tarde, refletiu-se sobre o impacto que a nova conjuntura global tem nos negócios e nos objetivos internacionais das empresas, nomeadamente em termos de comércio e investimento.

O Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral foi o Convidado de Honra do jantar, onde explicou a visão do Governo sobre a posição do país no contexto internacional e os desafios do futuro próximo.

Estiveram ainda presentes o CEO do Millennium BCP, principal patrocinador da iniciativa, o ex Presidente da AICEP, Pedro Reis, a Diretora de Relações Externas da SEGIB, María Salvadora Ortiz. A Câmara Municipal de Cascais foi anfitriã, pelo terceiro ano consecutivo, da iniciativa.