Notícias

Instituto traz a Portugal Organizações Internacionais e embaixadoras da sub-região

Organizado pelo IPDAL, em parceria com a Universidade Europeia, o II Fórum Portugal-Caraíbas e América Central discutiu a Parceria Estratégica sub-regional deste conjunto de países com a União Europeia e em particular com Portugal.

A iniciativa contou com a participação da Diretora-Executiva da Fundação EU-LAC, Paola Amadei, e do Secretário-Geral da Secretaria de Integração Social Centro-Americana (SISCA), Alfredo Suárez Mieses, que enviou uma mensagem vídeo especialmente para esta iniciativa. Na sua intervenção, o responsável máximo da SISCA fez questão de elogiar o trabalho do IPDAL e o esforço realizado pelo Instituto para aproximar a região a Portugal .

Estiveram ainda presentes as embaixadoras de Cuba, El Salvador, Estados das Caraíbas Orientais, Honduras, Jamaica e Suriname. Note-se que alguns destes países aceitaram o convite do IPDAL apesar de ainda não terem relações diplomáticas com Portugal.

No dia 7 de Maio, foram assinalados os desafios e as potencialidades de aprofundamento destas relações, nomeadamente na esfera económico-financeira, marítima, ambiental, cultural, do turismo e da cooperação para o desenvolvimento. Destacou-se igualmente a importância das universidades na transferência de conhecimento e nos intercâmbios entre especialistas e estudantes.