Notícias

O Secretário Executivo da CPLP e a Secretária-Geral Adjunta da SEGIB estiveram reunidos nesta segunda iniciativa do IPDAL. A Colômbia aproveitou a ocasião para anunciar publicamente a sua intenção de aderir, como Membro Observador, à Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Com o objetivo de aprofundar o diálogo – iniciado no ano de 2014 – entre os dois blocos, o IPDAL, em parceria com a SOFID e a SEGIB, voltou a juntar os embaixadores da América Latina com os da CPLP, numa reunião de trabalho presidida pelo Secretário Executivo da Comunidade, Embaixador Murade Murargy, e com a Secretária-Geral Adjunta da SEGIB.

Outro dos convidados de honra da iniciativa foi o Ministro – Secretário Privado para Políticas Nacionais da Presidência da Nicarágua, que encerrou os trabalhos. Paul Oquist Kelley, convidado do IPDAL para esta visita oficial a Lisboa, fez questão de elogiar o compromisso do Instituto em aproximar os dois lados do Atlântico, tendo Portugal como hub.

A representante da SEGIB reconheceu a importância da CPLP e confirmou que a Secretaria Geral tem como objetivo aprofundar o relacionamento com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O responsável máximo da CPLP afirmou igualmente que deseja trabalhar mais com a conferência iberoamericana e o mundo da hispanidade.

Estiveram presentes os representantes diplomáticos dos países da América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela – dos membros da CPLP – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste – e dos países observadores da organização – Turquia, Japão, Senegal.

O IPDAL apresentou ainda uma análise comparativa das realidades económicas dos países latino-americanos e da CPLP, salientando as perspetivas económicas para os próximos anos e apontando caminhos de complementaridade e áreas concretas de ação comum.

Todos os intervenientes tiveram a oportunidade de apresentar os seus pontos de vista sobre a construção deste relacionamento e muitos dos participantes avançaram propostas concretas.

O IPDAL reitera o agradecimento à SOFID e à SEGIB pelo apoio à organização desta iniciativa.