História

O projeto do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina foi apresentado em 2004 e, nesse mesmo ano, começaram as iniciativas. A ideia teve o imediato entusiasmo dos embaixadores do Chile (então o decano dos embaixadores latino americanos), do Brasil, Argentina, Panamá, Cuba, Peru, Venezuela e o Encarregado de Negócios do Paraguai. No dia 12 de Janeiro de 2006, foi efetuado o registo legal do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina – IPDAL.

Desde os primeiros tempos que a estratégia do IPDAL assentou numa estrutura leve, de resposta rápida aos diferentes desafios, e sempre em estreita colaboração com as Embaixadas da América Latina. Sendo um instituto diplomático, o IPDAL começou por dedicar-se sobretudo a iniciativas de caráter académico e institucional, apoiando sempre as representações diplomáticas latino-americanas no cumprimento dos seus objetivos.

Até 2009, o trabalho do IPDAL consistiu sobretudo na promoção da América Latina em Portugal mas, com o despertar da crise, identificou-se a necessidade de apoiar as empresas portuguesas no seu processo de internacionalização. Com as economias latino-americanas a registarem números de crescimento impressionantes e progressos sociais e políticos de relevo, o IPDAL começou a divulgar oportunidades de negócio na América Latina e a dedicar-se à mediação de contactos entre empresas portuguesas e latino-americanas.

Realizou-se o I Fórum Empresarial “Oportunidades de Negócio na América Latina” onde os Embaixadores e diplomatas apresentaram os seus países e principais setores de atividade às várias dezenas de empresários presentes.Estas iniciativas foram-se especializando, tendo já sido realizados vários fóruns setoriais – Cerâmicas e Materiais de Construção; Agro-alimentar e Restauração; Medicamento e Produtos de Saúde; Turismo; Moda e Têxtil, entre outros – e generalistas de grande dimensão, nomeadamente o I Fórum Empresarial IPDAL – Caixa Geral de Depósitos e o II Fórum Empresarial IPDAL – Caixa Geral de Depósitos.

Hoje em dia, o IPDAL dedica-se sobretudo à organização de Missões Empresariais à América Latina, onde o Instituto identifica os contactos relevantes para cada caso, estabelece agendas individualizadas para as empresas e acompanha as reuniões no terreno.

A iniciativa institucional mais mediática que o IPDAL realiza todos os anos é o Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África”. Participam sempre membros do Governo de Portugal, Ministros e Secretários de Estado, a SEGIB, a CPLP, ex-Chefes de Estado, Embaixadores, grandes empresas portuguesas e instituições internacionais. A primeira edição realizou-se em 2012.

O IPDAL realiza outras iniciativas institucionais como Encontros e Almoços com membros do Governo, deputados e outros representantes. Em 2012, foi realizado um almoço com a Senhora Presidente da Assembleia da República de Portugal, os Embaixadores da América Latina e os principais patrocinadores do Instituto.

 O IPDAL também sempre demonstrou grande sensibilidade para os temas académicos, organizando Conferências em diferentes Universidades de Portugal.

Mais recentemente, foi identificada a oportunidade de começar igualmente a promover a América Latina no âmbito cultural, tendo já sido realizadas exposições de fotografia, lançamento de livros, entre outras.