Notícias

IPDAL discutiu transformações na ordem global, com Paulo Portas, António Martins da Cruz, Manuel Rodríguez Cuadros e Felipe Pathé Duarte.

Foram discutidos temas como a ‘Guerra Fria’ entre Estados Unidos e China, o papel da União Europeia no Mundo pós-Covid, a crise económica na América Latina, a integração comercial africana, o alargamento da NATO e a resposta da Rússia, ou os desafios políticos em Espanha e consequências para Portugal.

Paulo Portas foi Vice-Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro da Defesa de Portugal. António Martins da Cruz foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e Embaixador de Portugal junto da ONU, da NATO e em Madrid. Manuel Rodríguez Cuadros foi Ministro das Relações Exteriores, candidato a Presidente da República do Peru, Embaixador junto dos Organismos Internacionais em Genebra, na Bolívia e junto da UNESCO. Felipe Pathé Duarte é professor universitário, investigador em relações internacionais e consultor em questões de segurança e defesa.

A iniciativa contou ainda com o apoio e participação do Professor Bruno Ferreira Costa, bem como de alunos de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade da Beira Interior.