Notícias

IPDAL junta especialistas e embaixadores para descodificar a imprevisibilidade nos principais mercados das grandes empresas portuguesas.

O I Encontro Business Intelligence foi organizado com o apoio do BBVA e incidiu sobre os países que mais perguntas suscitam aos grandes investidores portugueses e multinacionais a operar em Portugal.

Para este efeito, o IPDAL reuniu os representantes diplomáticos e os principais especialistas em Angola, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. Foram convidados, para os momentos de análise, economistas, empresários, consultores de empresas, jornalistas, assessores de Governos, diplomatas e especialistas em internacionalização.

Photo 11-04-18, 22 19 22 (2)

No dia 11 Abril, foram explicados, a um conjunto restrito de grandes empresas, os riscos e as oportunidades criadas pelos períodos de incerteza que vivem estes mercados. Numa lógica de ponto e contra-ponto, os especialistas tomaram primeiro a palavra, sendo esta intervenção comentada de seguida pelos diplomatas dos respetivos países.

Estiveram em destaque temas como a «Primavera Lourençista» em Angola, a aposta previsível do Brasil numa economia aberta à iniciativa privada, o multilateralismo chinês e o papel de Portugal na afirmação dessa estratégia dentro da UE, a ausência de imprevistos económicos em Espanha devido à situação catalã, a redução do orçamento do State Department dos Estados Unidos da América e a reação da União Europea a esta nova realidade, bem como o desinvestimento na dimensão atlântica do Reino Unido, que o Brexit pode colocar.

2018-04-11-PHOTO-00000311