Notícias

A economia da região deverá crescer acima dos 2% em 2020, segundo o relatório “Perspectivas económicas de América Latina 2019: Desarrollo en Transición”.

O documento da OCDE, CEPAL e CAF, produzido com o apoio da Comissão Europeia, estima que o PIB latino-americano aumente 1,7% em 2019, confirmando-se uma tendência de aceleração face aos 1,2% de 2018.

Dedicado ao tema “Desenvolvimento em Transição na América Latina e Caraíbas”, o relatório alerta que a atual guerra comercial entre a China e os EUA, bem como o comportamento da política monetária, afetam o crescimento económico sustentável da região, mesmo que de forma diferente entre os países da América Latina e Caraíbas.

CEPAL gráfico Junho 2019 01

O relatório indica ainda que as economias da região continuam a partilhar vários desafios de desenvolvimento, tais como: produtividade, vulnerabilidade institucional e social, volatilidade dos mercados, abrandamento do crescimento económico, questões ambientais e mesmo a pobreza, apesar da constante diminuição desde o início do século.

CEPAL gráfico Junho 2019 02

Repensar as políticas nacionais e as políticas de cooperação são dois dos grandes objectivos da política de Desarrollo en Transición para a região. O relatório da OCDE defende um maior investimento em Investigação e Desenvolvimento, que permita uma maior diversificação dos setores produtivos, bem como uma melhor distribuição da riqueza e dos recursos do Estado, de forma a colmatar as desigualdades sociais, e uma maior cooperação intra-regional.

CEPAL gráfico Junho 2019 03

Segundo o relatório, aumentar a integração entre os países latino-americanos é uma oportunidade para a abertura do mercado a mais especialização e à redução das vulnerabilidades.

Publicado em Março de 2019, o relatório Perspectivas Económicas de América Latina 2019: Desarrollo en Transición aponta uma nova estratégia para um desenvolvimento sustentável e inclusivo na região, tendo em consideração os objectivos da Agenda 2030 da ONU.

Fonte: OCDE (2019), Perspectivas económicas de América Latina 2019: Desarrollo en Transición. http://www.oecd.org/dev/americas/Overview_SP-Leo-2019.pdf