Notícias

 

Segundo a mais recente previsão do FMI, a economia da América Latina e Caraíbas deverá crescer 1,6% em 2018 e 2,8% em 2019.

Estes números confirmam a recuperação do ritmo do desenvolvimento regional, cujo Produto Interno Bruto aumentou 1,3% em 2017.

De acordo com o World Economic Outlook, publicado em Julho de 2018, os países cuja riqueza irá crescer mais este ano são a Bolívia e o Paraguai, a um ritmo de 4%.

O documento sublinha a importância dos benefícios trazidos pelos preços das mercadorias aos exportadores, mas alerta para a existência de desafios para as maiores economias latino-americanas, devido a condições financeiras mais rigorosas e à necessidade de ajuste de políticas. O relatório aponta igualmente a imprevisibilidade causada pelos calendários eleitorais e por determinadas agendas políticas, bem como as tensões comerciais e a incerteza prolongada em torno da renegociação do NAFTA como os principais obstáculos a um maior crescimento.

Crescimento AL e Caraíbas Julho 2018 Focus Economics

Fonte tabela: Focus Economics, Economic Snapshot for Latin America (11 de Julho de 2018) https://www.focus-economics.com/regions/latin-america

Pode consultar o relatório do FMI clicando aqui ou seguindo a hiperligação:  http://www.imf.org/en/Publications/WEO/Issues/2018/07/02/world-economic-outlook-update-july-2018