Notícias

IPDAL realiza primeira iniciativa sobre o futuro do continente africano.

Reunindo especialistas, organizações internacionais, empresas e embaixadores, o Instituto deu início a uma nova fase de reflexão conjunta sobre oportunidades de cooperação intercontinental.

O antigo Secretário-Geral da UNECA (United Nations Economic Commission for Africa) Carlos Lopes foi  convidado como keynote speaker da iniciativa, partilhando a sua visão sobre o atual paradigma de desenvolvimento no continente, bem como sobre os respetivos desafios políticos, económicos e sociais.

ipdal_africaxxI2019_087

O Presidente do IPDAL defendeu que “o continente africano é, cada vez mais, o continente das oportunidades para Europa e o contrário também é verdade: a Europa é um continente de oportunidades para África. Diria mesmo que muitas soluções para os grandes desafios da Europa estão em África, mas também muitas das soluções para os problemas da África estão na Europa”. Para Paulo Neves “estamos condenados a entender-nos e a estabelecer parcerias, onde o resultado final só poderá ser um: ganharmos ambos os continentes”.

A iniciativa, que resultou de uma co-organização do IPDAL com o Institut Royal des Études Stratégiques (IRES) de Marrocos, decorreu no dia 10 de Outubro, na Universidade Europeia.

Nesta primeira edição, embaixadores africanos de países anglófonos, francófonos e lusófonos participaram numa mesa redonda dedicada ao recente acordo de livre comércio continental em África.

Participaram ainda o Secretário-Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, o Conselheiro da Administração da Agência Marroquina de Cooperação Internacional, e o administrador da Mota-Engil, Pedro Arrais.

ipdal_africaxxI2019_109

Consulte todas as fotografias fazendo clique aqui ou através da hiperligação: https://www.facebook.com/pg/IPDAL-Instituto-para-a-Promo%C3%A7%C3%A3o-da-Am%C3%A9rica-Latina-e-Cara%C3%ADbas-136776496378103/photos/?tab=album&album_id=2484782224910840